Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Rinite e sinusite podem ser tratadas por um fisioterapeuta respiratório?
A rinite e a sinusite são inflamações semelhantes que acometem várias pessoas. Com sintomas semelhantes, as duas são frequentemente confundidas e podem apresentar crises em qualquer época do ano, gerando incômodos e desconfortos nos pacientes, atrapalhando as noites de sono e deixando os dias menos produtivos.
Uma solução para o tratamento da rinite e da sinusite, que não têm cura, é a fisioterapia respiratória. Para saber mais sobre como isso funciona, basta continuar a leitura deste artigo!
Rinite X Sinusite: qual a diferença?
Sintomas como a coriza, dores de cabeça e obstrução nasal são comuns tanto à sinusite como à rinite. Por esse motivo, as duas inflamações sempre podem ser confundidas, atrapalhando o tratamento correto do paciente. No entanto, cada uma possui suas particularidades e características próprias, desde as causas até os sintomas mais específicos.
A rinite é uma inflamação e irritação da mucosa nasal que pode ser crônica ou aguda. Suas causas são vírus e bactérias, reações alérgicas a poeira, pelos de animais ou pólen, umidade do ar, variações de temperatura e gripes ou resfriados.
Os principais sintomas da rinite incluem: espirros frequentes, coceira no nariz e nos olhos e secreção transparente. Quando um paciente sofre com o quadro agudo, esses sintomas podem persistir por até 10 dias, enquanto os pacientes com o estado crônico da rinite podem ter sintomas por até 3 meses. Em ambas as formas, os cuidados podem ser tomados para melhora dos sintomas com antialérgicos, corticoides e descongestionantes nasais.
Por outro lado, a sinusite é uma inflamação dos seios da face, a região abaixo e acima dos olhos. Ela é causada por fungos, bactérias, vírus, reações alérgicas, e também pode surgir a partir de resfriados que não foram devidamente tratados.
Tosse, dores na face, febre, sensação de pressão na cabeça e no rosto, secreção com presença de pus e inflamação na garganta ou nos ouvidos são sintomas mais intensos que podem atingir uma pessoa com crise de sinusite, principalmente no estado agudo. Um paciente com sinusite crônica pode ter os mesmos sintomas, mas de forma mais branda.
Como a fisioterapia respiratória pode ajudar?
A fisioterapia respiratória é um conjunto de técnicas que visa aumentar a capacidade pulmonar, desobstruindo as vias aéreas e melhorando a distribuição de oxigênio por meio de exercícios respiratórios.
Eficiente no tratamento de doenças e proporcionando mais qualidade de vida a qualquer paciente com deficiências e dificuldades de respiração, os exercícios incluem drenagem postural, manobras de pressão manual torácica e vibrocompressão.
Em casos de rinite e sinusite, a fisioterapia respiratória auxilia as vias aéreas superiores a realizarem suas funções de forma mais correta, ajudando na prevenção e no tratamento dessas inflamações.
Com drenagem manipulativa e o uso de aparelhos terapêuticos, os principais objetivos da fisioterapia respiratória nessas situações é diminuir os edemas causados pela inflamação (como o inchaço das narinas), aliviar a congestão nasal para que o paciente possa respirar normalmente pelo nariz e diminuir os riscos de inflamação da garganta e acúmulo de secreção.
A junção dessas técnicas promove melhora dos sintomas e das crises tanto de rinite como de sinusite. Assim, é possível ter uma vida mais tranquila, se livrando das crises severas e tendo mais alívio sem alterações no apetite e aproveitando noites de sono melhores.
A Locmed Hospitalar é uma empresa com mais de 22 anos de história e aqui você pode encontrar o melhor do mercado de equipamentos para fisioterapia respiratória! Além disso, também trabalhamos com equipamentos médico-hospitalares.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para mais informações!
Entrar