Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Saiba como melhorar sua capacidade cardiorrespiratória
É normal ficar cansado e ofegante durante a prática de exercícios físicos. No entanto, esse cansaço pode atrapalhar a execução dessas atividades e também a rotina. Por isso, existem algumas atitudes que podem ser tomadas no dia a dia para melhorar o seu rendimento e a sua respiração.
Separamos algumas dicas para você, basta continuar a leitura deste artigo!
O que é capacidade cardiorrespiratória?
De forma simples, a capacidade cardiorrespiratória tem a ver com o quanto o coração e os pulmões estão conseguindo oferecer de oxigênio para o restante do corpo.
Diversas razões podem comprometer essa capacidade, podendo ser de proveniência genética ou não. Doenças que acometem os pulmões (como a DPOC e a asma), o tabagismo e o sedentarismo são alguns fatores que contribuem para o enfraquecimento da capacidade cardiorrespiratória.
Crises alérgicas e nariz entupido também podem causar essa condição, já que dificultam o melhor andamento da respiração. Além disso, alguns hábitos também podem afetar isso.
Ter uma boa capacidade cardiorrespiratória é fundamental para prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas e uma boa saúde no geral, estimulando os pulmões. Por esse motivo é tão importante cuidar dessa área.
Dicas para melhorar a resistência cardiorrespiratória
1 - Pratique atividades intensas
Atividades de alta intensidade, aeróbicos como dança, corrida e natação, ajudam a estimular a musculatura dos pulmões e todo o aparelho respiratório. Podem ser realizados de forma rápida, em trinta minutos, e são ótimos aliados para aumentar a capacidade cardiorrespiratória.
2 - Pratique atividades com foco na respiração
Se você não se adapta a atividades de alta intensidade, existe uma outra via. Praticar yoga, pilates, ginástica chinesa e atividades desse tipo, que buscam trabalhar a respiração, são muito eficientes para trabalhar a capacidade cardiorrespiratória.
3 - Mantenha uma frequência de exercícios
Treinar regularmente, inserindo os exercícios na sua rotina de forma constante por algumas vezes por semana, é essencial para alcançar os resultados esperados e elevar as condições do trabalho executado pelos pulmões e pelo coração. Realizar o treinamento apenas três dias por semana, por volta de trinta minutos, já é o suficiente para ter bons resultados.
4 - Exercite a respiração
Respirar corretamente durante a prática de qualquer atividade física é essencial, seja um exercício aeróbico, de força ou algum outro tipo. Mesmo quando não está praticando alguma atividade, fazer exercícios de respiração contribui para que os trabalhos do coração e do sistema respiratório sejam executados da melhor maneira, melhorando, a longo prazo, a resistência. Alguns desses exercícios são a respiração diafragmática, a inspiração fracionada e o exercício de retenção. Até mesmo encher balões pode ser uma ótima alternativa.
5 - Realize fisioterapia respiratória
Assim como, a fisioterapia tradicional trabalha o funcionamento de músculos e órgãos específicos para cada caso, a fisioterapia respiratória trabalha nos músculos e órgãos do sistema respiratório para melhora da respiração. Por meio dela, algumas técnicas são aplicadas para ampliar o desenvolvimento e a capacidade dos pulmões e músculos da região.
A Locmed Hospitalar é uma empresa especializada na distribuição e na venda de produtos e aparelhos médico-hospitalares e da linha de home care. Estamos no mercado há 21 anos visando oferecer mais qualidade de vida e bem-estar para todos os pacientes.
Não deixe de acompanhar nosso blog para mais informações e dicas!
Entrar