Sono REM: qual a importância dessa etapa?

O sono é uma parte fundamental da rotina de qualquer ser humano. Responsável por um terço da vida de todos, ter um bom relacionamento com o sono é de grande ajuda para uma vida mais saudável e tranquila, pois ele está diretamente ligado a comportamentos, memória, energia e funcionamento dos principais sistemas do organismo. 

No entanto, para que todos esses benefícios sejam alcançados, é preciso haver uma regularidade nas oscilações entre as fases do sono REM e não-REM durante toda a noite. 

Para saber mais sobre isso, continue a leitura!

Quais são as fases do sono?

O ciclo completo do sono passa por quatro estágios, repetidas vezes durante a noite. Esses estágios vão desde o momento em que está começando a cochilar até o sono mais profundo, sendo que todos oscilam e se repetem em média 5 vezes ao longo de toda a noite. 

As fases do sono são:

  • Fase 1 (não-REM): logo após se deitar, o corpo começa a passar pela fase de transição entre a vigília e o sono. Com duração de poucos minutos, o indivíduo entra num estado de sono leve, onde os batimentos cardíacos desaceleram, os músculos relaxam e a respiração fica mais lenta, assim como o movimento dos olhos. Ao mesmo tempo, começa uma modificação nas ondas cerebrais;
  • Fase 2 (não-REM): essa é uma fase intermediária entre o sono leve e o profundo. Todas as características da fase anterior ficam mais acentuadas, ou seja, o corpo entra em maior estado de relaxamento, a temperatura corporal cai e o movimento dos olhos acaba. A atividade das ondas cerebrais diminui ainda mais, porém ocorrem pequenas atividades elétricas que contribuem para que os estímulos externos não despertem a pessoa. Somando as oscilações, essa é a fase responsável por cerca de metade da noite, sendo que quando ela ocorre pela primeira vez, dura até 25 minutos e a duração aumenta nos próximos ciclos;
  • Fase 3: a fase do sono profundo, que é fundamental para os efeitos reparadores da noite de descanso. Os batimentos, os músculos e a respiração estão ainda mais relaxados nesta fase, assim como as ondas cerebrais ficam mais lentas do que no início. Assim, ruídos, barulhos e estímulos não podem acordar o indivíduo facilmente. Na primeira metade da noite, essa fase pode chegar a uma duração de 40 minutos, depois esses períodos são mais curtos. É uma fase importante para a disposição, criatividade e imunidade;
  • Sono REM: finalmente, a quarta e última fase do sono, que só ocorre após cerca de 90 minutos e se repete várias vezes. Nessa fase, acontecem diversos eventos fisiológicos, como movimentos rápidos dos olhos, atividade cerebral, aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos e respiração irregular. Porém, enquanto tudo isso acontece, os músculos estão paralisados e isso torna toda a movimentação imperceptível. 

Por que o sono REM é importante?

Todas as reações fisiológicas do sono REM são muito características de quando se está acordado, por isso é considerado um sono ativo. Durante toda essa atividade, acontece uma manutenção das funções cognitivas em geral, como fortalecimento das memórias e emoções. Durante o estágio REM, ocorre também a produção de diversos hormônios importantes, armazenamento de aprendizados e recuperação da energia. 

Da mesma forma, o sono REM é responsável pela transição do sono profundo para o despertar, ajudando o cérebro a encontrar o estado de consciência. Por esse motivo, é comum ter sonhos vívidos ao longo dessa fase. 

Por todos esses motivos, é muito importante que o sono não seja interrompido até o sono REM ser alcançado. Com ele, é possível garantir todo o melhor funcionamento do organismo e os benefícios de uma boa noite. 

Na Locmed Hospitalar, você encontra o melhor do mercado de equipamentos médico-hospitalares e de fisioterapia respiratória. Estamos há 22 anos distribuindo o que você procura! 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e tenha acesso a mais informações!