Sono-vigília: o que é e como é diagnosticado?

Os distúrbios do sono afetam uma boa parcela da população sendo uma problemática que causa uma baixa na qualidade de vida de indivíduos ao redor do mundo. Um fator de importância sobre o período de sono é que existe algo chamado ciclo circadiano, este estabelece que o ritmo biológico do nosso corpo, que dura aproximadamente 24 horas. 

Isso acaba se alternando entre o sono e a vigília, no entanto, existem pessoas que podem alterar este processo, com isso temos o chamado transtorno do sono-vigília. Pensando nisso, separamos para o artigo de hoje mais sobre esse assunto para que não reste dúvidas. 

Aproveite a leitura até o final! 

O que são transtornos do sono-vigília? 

Os transtornos do sono-vigília têm como principais características um padrão persistente de alteração no ritmo circadiano. Como a maioria dos distúrbios do sono, estes afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas. Essas que são acometidas por esta condição acabam sofrendo com uma constante insatisfação referente a quantidade do sono, que não parece nunca suficiente. 

Não ter uma noite de sono adequada acaba afetando toda a produtividade do indivíduo, comprometendo seu trabalho e afazeres diários. Gerando assim, irritabilidade, perda de memória e até alterações repentinas de humor. Por isso, é de extrema importância buscar um profissional quando notar certa complicação durante o sono.

Como é feito o diagnóstico?

É necessário destacar que existem diversos tipos de distúrbios que podem ser categorizados como insônia, narcolepsia, hipersonolência, síndrome das pernas inquietas, transtorno de despertar do sono não REM, distúrbios respiratórios do sono, transtorno do pesadelo e entre outros.  

O diagnóstico desta condição deve ser realizado por um conjunto de profissionais que trabalham com medicina do sono para atestar o distúrbio. Fora que após todo o estudo, estes podem promover o melhor tratamento para contribuir com uma melhora significativa na vida do paciente.  

Tratamento

Contendo mais de 80 distúrbios do sono em estudo por profissionais capacitados da área, existem várias formas de tratamento focadas para cada um dos transtornos. Isso não seria diferente com a problemática durante o ciclo circadiano. Entretanto, como destacado anteriormente este pode variar de acordo com o transtorno. 

Sendo assim, se for identificado que o indivíduo está com insônia é necessário adotar medidas que contribuam com uma melhor condição, como simples mudanças na rotina, por exemplo evitar nicotina e cafeína. 

Gostou do conteúdo? 

A Locmed Hospitalar é hoje uma empresa qualificada que atua há 22 anos com venda e locação de equipamentos médico-hospitalares e de linha home care. Oferecemos as melhores soluções do mercado para atender com maestria. Dispomos de fisioterapeutas respiratórios para contribuir com tratamentos de distúrbios do sono. Conte com quem entende do assunto e garanta um atendimento único para te auxiliar sempre.