Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Sonoendoscopia ajuda a diagnosticar apneia do sono?
Existem vários exames capazes de identificar e diagnosticar os distúrbios do sono. Dentre eles, a sonoendoscopia para um diagnóstico mais preciso da apneia do sono, por exemplo.
Atuando como um exame complementar, a sonoendoscopia pode ser recomendada para que os distúrbios do sono sejam identificados com mais certeza, assim como a polissonografia, que é o exame do sono mais recomendado.
Para conhecer mais sobre este exame e como ele funciona, continue a leitura do artigo que preparamos!
O que é sonoendoscopia?
Utilizada com a polissonografia para fechar um diagnóstico de apneia do sono, a sonoendoscopia segue de forma semelhante à endoscopia tradicional.
Nela, o paciente é sedado e uma câmera é introduzida no seu nariz. A indução ao sono é feita para que ele tenha um relaxamento muscular completo e chances mínimas de ser acordado durante essa avaliação.
Enquanto a polissonografia avalia atividade cerebral, frequência cardíaca, oxigenação do sangue e outros fatores, a sonoendoscopia atua para analisar obstrução e vibração nas vias aéreas. Assim, é possível identificar de forma mais exata e profunda as causas do ronco para entender a sua gravidade e fazer o melhor tratamento.
Quando é recomendado?
De forma geral, existem algumas situações específicas em que a sonoendoscopia é indicada para um paciente.
Antes de iniciar um tratamento de apneia do sono com o CPAP, pode ser necessário realizar a sonoendoscopia para melhor avaliação do quadro geral. Como foi explicado acima, este é um exame complementar que ajuda a fechar um diagnóstico preciso.
Em pacientes em que há recomendação de intervenção cirúrgica para tratar a apneia, a sonoendoscopia também pode ser recomendada. Ela entra como uma avaliação pré-operatória em casos de sobrepeso ou correções de funções fisiológicas, que são casos em que é preciso recorrer à cirurgia como tratamento para a apneia do sono.
Da mesma forma, a sonoendoscopia também pode ser solicitada no pós-operatório, com o objetivo de avaliar o quadro do paciente após a cirurgia.
Ou seja, a sonoendoscopia tem um papel importante em um caso de apneia do sono, sendo uma forma de confirmar e guiar um diagnóstico para o melhor tratamento.
A Locmed Hospitalar atua há 22 anos no mercado, disponibilizando o melhor em equipamentos médico-hospitalares, seja para fisioterapia respiratória ou home care. Aqui, nossa prioridade é oferecer um atendimento completo e de excelência, levando mais qualidade de vida a todos que procuram por nossos serviços. Com uma equipe profissional e altamente qualificada, nós prestamos assistência nos cuidados de distúrbios do sono.
Se você gostou desse post, não deixe de conferir os outros e ficar de olho em nosso blog!
Entrar