Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Taquicardia: conheça maneiras de controlar
Você já deve ter se sentido com o coração acelerado em algum momento da vida, seja um pico de adrenalina ou mesmo nervosismo, a taquicardia é uma condição normal do corpo humano.
Assim como, quando nos exercitamos o aumento da frequência cardíaca é natural nesses casos. No entanto, é preciso estar atento quando essas “palpitações” ocorrem sem um motivo plausível.
A taquicardia afeta parte da população, sendo característica por acelerar o coração de modo que pode muitas vezes, se não for uma situação natural do próprio corpo, pode prejudicar sua condição física, atrapalhando seu sono ou mesmo a sua rotina. Sendo assim, para conhecer mais sobre o assunto separamos um material voltado para o controle dessa situação.
Boa leitura!
O que é taquicardia?
A taquicardia é uma condição que o coração acaba sofrendo, ou seja, nada mais é do que um aumento considerável na frequência cardíaca. Sendo assim, caso esteja acima de 100 bpm (batimento por minuto), é considerado taquicardia. Uma pessoa saudável e normal tem em média 60 a 100 bpm.
Os sintomas da taquicardia são cansaço, falta de ar, coração batendo muito rápido, tontura, sensação de desmaio e entre outros.
Quais os tipos de taquicardia?
Quando ocorre uma elevação da frequência cardíaca é comum acreditarmos que é apenas taquicardia, mas você sabia que existem três tipos? Abaixo conheça mais sobre as vertentes dessa condição:
Taquicardia Sinusal
Nesse caso é quando o estímulo cardíaco acontece do lado correto, sendo assim, considerado uma resposta compensatória do corpo para mostrar outro problema clínico que precisa de atenção como anemia ou mesmo hipertiroidismo.
Taquicardia Ventricular
A mais perigosa da lista, a taquicardia ventricular nada mais é do que um estímulo anormal e acaba comprometendo a eficiência cardíaca e pode ser prejudicial ao corpo. Podendo causar simples palpitações ou até mesmo queda na pressão arterial.
Taquicardia Atrial
Diferentemente da anterior, a taquicardia atrial mantém as contrações cardíacas mais organizadas. Sendo assim, as funções cardíacas continuam com a pressão arterial normal. Desse modo, os sintomas são mais leves e podem ser “tratados” com as dicas a seguir.
Saiba como controlar a taquicardia
A taquicardia pode causar incômodo e com isso, separamos algumas dicas de como controlar essa situação. Existem inúmeras técnicas que podem ajudar a diminuir a frequência cardíaca, acompanhe abaixo algumas dicas que separamos que possa superar esse quadro:
- Colocar uma toalha molhada com água gelada no rosto e pescoço;
- Controlando a respiração, expirando e inspirando;
- Fazer uma contagem de números focando em algum local;
- Mergulhar o rosto em um recipiente com água;
- Tossir por 5 vezes seguidas;
- Soltar o ar vagarosamente por 5 vezes de forma lenta.
Existem medicamentos que podem ajudar no controle dessa situação, no entanto, só um profissional pode prescrever um remédio adequado para sua condição após realizar os exames. Sendo assim, busque usar as técnicas para diminuir a frequência cardíaca caso não surja efeito procure ajuda médica é o ideal.
A Locmed é uma empresa altamente renomada no mercado de distribuição de produtos e serviços com equipamentos médico-hospitalares e de home care para proporcionar o melhor aos clientes que buscam com qualidade e melhora um tratamento bem-feito. Atuando na área há 21 anos para que tenha a sua disposição itens de qualidade.
E para conhecer mais conteúdos como esse, continue acompanhando nossos posts!
Entrar