Terapia cognitivo-comportamental do sono: conheça mais sobre

Aproximadamente 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia, segundo dados da Associação Brasileira do Sono (ABS). Hoje, este é um dos distúrbios que mais afeta a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo. 

Um dos tratamentos que possibilita uma melhora substancial seria a terapia cognitivo-comportamental do sono (TCC-I) que atua diretamente no problema. Sendo assim, separamos tudo que precisa para que conheça mais do assunto. 

Boa leitura! 

Insônia

Antes de compreender o que se trata a terapia cognitivo comportamental do sono é preciso conhecer mais sobre a insônia e qual a sua ligação neste assunto. Como já citado anteriormente, a insônia é um dos distúrbios do sono mais conhecidos neste quesito. Estando hoje em primeiro lugar em casos registrados na medicina da área, em segundo lugar temos a apneia obstrutiva do sono. 

Este tem como característica principal a dificuldade evidente em conseguir dormir. Os fatores que acompanham indivíduos com esta condição em geral são a demora a pegar no sono, acordar durante a noite e não voltar a dormir ou mesmo acordar mais cedo que o habitual. 

A insônia funciona como um bloqueio privando o paciente de ter uma noite de sono tranquila e compensatória. Dormir é um ato necessário para todo ser humano, assim como, se alimentar é preciso que seja valorizado do mesmo modo. Com ele "abastecemos" a nossa energia e, assim, conseguimos realizar todas as atividades do dia seguinte com toda a disposição. 

Saiba o que é terapia cognitivo comportamental do sono

Esta é uma maneira muito eficaz de diminuir ou mesmo eliminar completamente os sintomas desse distúrbio. Com isso, a terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCC-I) é uma escolha de tratamento sendo uma abordagem psicoterapêutica focada principalmente nos sintomas e nas causas deste transtorno. 

Pessoas com este quadro acabam desenvolvendo um comportamento e pensamentos negativos em relação ao sono. Isso acaba prolongando e piorando ainda mais esta condição, tornando-a assim uma insônia crônica. 

Esta acontece quando os sintomas dessa doença se mantêm acontecendo por um período grande de tempo, ou seja, mais que três meses ininterruptos. A terapia cognitivo-comportamental do sono entra diretamente nesses casos para que o indivíduo tenha uma melhor qualidade de vida. Por meio de sessões com um psicólogo especializado para ir a fundo nos problemas que possam estar afetando o seu sono.

O objetivo principal dessa terapia é justamente proporcionar técnicas cognitivas e comportamentais ao paciente para que este resolva seus problemas entendendo mais a si mesmo. Esta entra como primeira opção de tratamento já que seus efeitos são duradouros promovendo uma melhora substancial ao indivíduo. 

Se suspeita que esteja sofrendo com insônia, procure imediatamente um médico especializado para que possa dormir da melhor forma de novo. Priorize o melhor para o seu bem-estar. 

Gostou do conteúdo? A Locmed Hospitalar é uma empresa renomada no mercado estando há 22 anos trabalhando com foco em locação e venda de equipamentos médico-hospitalares. Dispomos de pessoal capacitado para te ajudar, com fisioterapeutas respiratórios prontos para contribuir com o seu distúrbio do sono. 

Para conhecer mais do assunto, continue acompanhando nosso blog!