Terapia de alto fluxo de oxigênio: como funciona?

A fisioterapia respiratória tem hoje uma função altamente necessária quando falamos sobre doenças pulmonares e complicações envolvendo uma das sequelas da Covid-19, a falta de ar. Sendo uma patologia que a cada ano tem um crescimento significativo, a oxigenoterapia vem ganhando espaço quando o assunto é terapia respiratória. 

Quando pacientes respiram de forma espontânea, mas precisam de um aumento do oxigênio em altas taxas por conta de sequelas ou doenças pulmonares é utilizada uma terapia especifica. Pensando nisso, separamos um material voltado para que conheça mais sobre a oxigenoterapia e a terapia de alto fluxo. Sendo assim, acompanhe até o fim para não perder nada!

Vamos lá? 

O que é oxigenoterapia de alto fluxo? 

A terapia de alto fluxo nada mais é do que um trabalho feito por profissionais da saúde com foco principalmente em aumentar o oxigênio presente no corpo do indivíduo. Por conta de alguma doença ou déficit no organismo, pode ocorrer uma dificuldade de obtenção desse gás na atmosfera, assim proporcionando complicações na vida do paciente. Já que com a baixa na saturação, o paciente apresenta inúmeras problemáticas como a falta de ar. 

Além disso, também temos outros indicadores de baixa oxigenação: pressão alta, respiração curta, partes do corpo arroxeadas e entre outros. É importante destacar que um ser humano normal, que não possua qualquer doença respiratória, deve se manter variando de 95% a 98% de oxigênio. 

Como funciona esse tratamento? 

De forma sucinta, o tratamento de oxigenoterapia de alto fluxo funciona da seguinte maneira, com o auxílio de uma cânula nasal é enviado de 30 a 50 litros por minuto de oxigênio. No caso de uma oxigenoterapia convencional, o paciente recebe até 10 litros de gás para contribuir com a melhora da saturação do sangue. 

Essa terapia fornece um alto fluxo de oxigênio de forma constante, gerando também uma pressão expiratória final. Esse tipo de tratamento pode ser utilizado em pacientes com insuficiência respiratória hipóxia aguda. 

Fora toda a sua praticidade e uso a longo prazo até a melhora do paciente, a terapia de alto fluxo de oxigênio também é econômica. Afinal, não utiliza necessariamente um ventilador, e ainda pode ser usado em qualquer área do hospital. 

O que achou? A Locmed Hospitalar é uma empresa altamente capacitada que está há 21 anos no mercado trabalhando com venda e locação de equipamentos médico-hospitalares e da linha home care. Contamos com profissionais da área da saúde como fisioterapeutas respiratórios para contribuir com o seu tratamento. 

Para conhecer mais sobre o assunto continue acompanhando o nosso blog!