Terapia do sono: como o profissional trabalha?

Todos os seres humanos precisam de uma boa noite de sono para ter uma vida saudável e produtiva. No entanto, existem vários fatores que atrapalham isso e muitas pessoas sofrem com problemas para dormir. 

Muitos desses problemas podem ser resolvidos com uma boa mudança de hábitos, e em alguns casos pode ser necessário contar com ajuda profissional para resolver esta situação. 

Para isso existe a terapia do sono, um tipo de tratamento que tem como foco pessoas que sofrem com dificuldades para dormir, que vão desde problemas pessoais a distúrbios do sono (como a insônia), impedindo uma noite reparadora e causando problemas à saúde. 

Deseja saber mais sobre isso? Continue a leitura deste artigo!

O que é terapia do sono?

Preocupações, estresse, ansiedade e vários outros motivos levam as pessoas a terem grandes dificuldades para dormir, sem conseguir alcançar um relaxamento suficiente para pegar no sono. 

A terapia do sono é uma técnica que serve para ajudar o indivíduo a alcançar o estágio de sono profundo tratando as causas que o mantém acordado. É uma opção alternativa que não usa medicamentos que induzem ao sono, pois o uso contínuo desse tipo de remédio tem efeitos colaterais na saúde do paciente. 

Com aplicações de hipnose, psicoterapia, terapia comportamental, entre outras, são feitas correções de comportamentos, hábitos e exercícios que podem contribuir para um sono ruim. 

Além disso, a terapia do sono também apresenta benefícios em outras áreas, como a melhora da memória e do humor, fortalecimento do sistema imunológico, renovação celular, redução de dores de cabeça e no corpo causadas por uma noite mal dormida, diminuição da tensão muscular etc. 

Tipos de terapia do sono

Existem algumas divisões dentro dessa técnica, cada uma utilizando métodos diferentes e atendendo a pacientes com necessidades específicas. Conheça agora alguns tipos:

  • Terapia comportamental: serve para que hábitos e comportamentos em relação ao sono sejam alterados. Por exemplo, é comum pedir ao paciente para criar o costume de fazer um diário do sono, registrando os despertares, os pensamentos durante eles, sonhos que aconteceram ao longo da noite etc. É uma forma de identificar as causas das interrupções do sono para que as medidas necessárias sejam tomadas. Além disso, o uso da restrição do sono também pode ajudar, instruindo o paciente a ficar na cama somente enquanto está dormindo e incentivando a procurar outras atividades para fazer, caso fique acordado na cama por mais de trinta minutos;
  • Terapia de relaxamento: quando a falta de sono é causada por estresse e tensão, alguns exercícios de alongamento, respiração e meditação podem ser feitos para ajudar o corpo a relaxar. Massagem e outras coisas que induzam o corpo a esse relaxamento também são válidas, assim qualquer forma de “desligar” o corpo para encontrar o melhor caminho para o sono;
  • Terapias alternativas: apesar de parecerem comuns, é preciso ter um profissional acompanhando todo o caso. Estas terapias incluem chás, ervas, pós e demais substâncias naturais para melhora do sono, e nem todas possuem comprovação científica quanto ao funcionamento. Algumas técnicas de yoga, acupuntura e semelhantes também fazem parte das terapias alternativas, e essas, sem dúvidas, precisam de um profissional. 

O estresse é um forte agravante para distúrbios do sono como insônia e bruxismo, por isso é muito importante realizar tratamentos adequados de todas as áreas para buscar mais qualidade de vida. 

A Locmed Hospitalar é uma empresa especializada na distribuição de equipamentos para fisioterapia respiratória, além de excelentes aparelhos médico-hospitalares. Trabalhamos há 22 anos levando o melhor do mercado a todos os nossos clientes. 

Se você gostou do conteúdo, continue acompanhando o nosso blog!