Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Tipos de máscaras de CPAP
As máscaras de CPAP são indispensáveis no tratamento da apneia do sono, pois possibilitam o fluxo de ar positivo do aparelho até as vias aéreas do paciente sem vazamentos. Como elas são usadas durante todo o sono, o formato adequado deve ser escolhido para melhor adaptação da pessoa que está submetida a esse tratamento.
A decisão da melhor máscara pode ser difícil, já que existem alguns modelos diferentes e cada pessoa encontra mais conforto em um. Por isso, separamos um material para te ajudar a escolher qual seu tipo de máscara ideal.
Confira abaixo um pouco sobre os modelos mais comuns e descubra todas as possibilidades.
1 - Máscara nasal
Como o próprio nome diz, esse modelo é responsável pela cobertura da região do nariz. Pode se adaptar a pessoas com claustrofobia e que possuem barba ou bigode, porque é pequeno e não fica em contato direto com a maior parte do rosto, oferecendo o menor contato possível e, consequentemente, menos incômodo para o usuário.
Simples, prática, oferecendo uma vedação eficiente e sendo mais leve e confortável, é a máscara com maior índice de aceitação entre os pacientes.
Também é uma boa alternativa para quem gosta de ler ou assistir à televisão antes de dormir, pois como ela fornece ar somente pelo nariz, toda a visão fica livre.
2 - Máscara pillow nasal
Esse modelo se diferencia da máscara nasal tradicional porque enquanto uma cobre toda a região do nariz, essa cobre somente as narinas.
Todos os mesmos benefícios da máscara nasal são ainda mais presentes na versão pillow. Esse modelo é mais leve, proporciona mais liberdade e ocupa menos espaço do rosto, de forma que o usuário tem uma sensação de conforto ainda maior.
É ideal para quem usa óculos e costuma ler ou ver algo antes de adormecer. Como o outro modelo, é de fácil adaptação para quem tem barba e bigode ou claustrofobia, também sendo uma ótima opção para quem respira pelo nariz, apresenta movimentação noturna e pele sensível.
É um modelo menor do que os demais, sendo um grande aliado para uma noite de sono mais confortável por causa das faixas de tecido que oferecem o suporte na cabeça.
Essa versão é indicada para pessoas em tratamento com níveis baixos de pressão com fluxo de até 12 cm/H2O.
3 - Máscara oronasal
Esse modelo é maior e cobre a boca e o nariz. É indicado para casos mais graves de apneia do sono, como pacientes com desvio de septo, adenoides, congestão nasal ou crises alérgicas intensas.
Nesses casos, o paciente se sente mais confortável respirando pela boca. Por esse motivo, a máscara oronasal é mais recomendada; esse modelo fornece ar positivo continuamente pelo nariz e pela boca, facilitando a respiração e proporcionando um tratamento seguro.
Apesar de ser maior, ela é projetada para promover conforto para o usuário durante o sono, com redução dos pontos de contato e encaixe prático com boa vedação.
4 - Máscara facial total
Com um nome também autoexplicativo, essa interface é ideal para quem não consegue se adaptar aos demais modelos. Ela não exerce pressão em nenhuma parte específica, cobrindo todo o rosto igualmente, liberando toda a visão e deixando o usuário que possui algum tipo de sensibilidade confortável. É também uma ótima opção para quem possui barba ou dentadura, já que todo o rosto fica coberto em vez de uma única região. Esse formato tem uma vedação rápida e não causa nenhum tipo de ferida, dor ou irritação que os outros modelos podem causar em alguns pacientes.
Esses modelos de máscara para CPAP você encontra na Locmed Hospitalar. Somos uma empresa que fornece equipamentos médico-hospitalares e de terapia respiratória há 21 anos no mercado. Trabalhamos com as melhores marcas para que você tenha um sono de qualidade. Para mais informações, continue acompanhando o blog da Locmed!
Entrar