Tratamento para vítimas da Covid-19

A pandemia do Covid-19 atingiu um grande número de pessoas em todo o mundo, sendo assim, após passarem por essa doença muitas pessoas relataram sequelas que duram um período indeterminado. Em geral, o sintoma que mais se destaca nesse quesito é justamente a falta de ar. 

Um dos pontos mais marcantes desse tempo e que gerou um grande número de internações foi a necessidade da intubação orotraqueal. Após o desmame muitos precisaram passar por um processo de retorno a respiração espontânea por meio de exercícios respiratórios. Pensando nisso, conheça mais sobre o tratamento voltado às vítimas do coronavírus e o papel fundamental dos fisioterapeutas respiratórios nesse trabalho. 

Aproveite a leitura!

Fisioterapia respiratória: o que é? 

Em casos voltados para o pulmão é necessário fazer fisioterapia respiratória este que é um tratamento voltado para qualquer problema envolvendo o sistema respiratório que necessite de um cuidado especial de um profissional habilitado. Em geral, é voltado especificamente para disfunções agudas ou crônicas como pneumonia. Essa terapia é fundamental para que o paciente tenha uma melhora substancial na qualidade de vida. 

O profissional da área realiza exercícios específicos de respiração em conjunto com equipamentos voltados exclusivamente para aumentar a capacidade pulmonar do paciente. O treinamento em si trabalha todo o corpo com atividades globais focando na musculatura periférica do indivíduo, estes são feitos de forma manual, mas também podem contar com o auxílio de equipamentos como o exercitador respiratório, muito conhecido como Respiron. 

Como funciona a terapia respiratória no tratamento de Covid -19

Em casos de Covid-19, os profissionais da área procuram proporcionar um aumento da capacidade respiratória que foi afetada por conta da doença e agora precisa ser feita uma reabilitação. Assim como, em casos de acidentes que é preciso fazer um acompanhamento para retornar os movimentos corretos do membro, o mesmo acontece com os pulmões. 

Essa doença causa uma pneumonia viral ou mesmo uma inflamação nos pulmões, assim, atrapalhando as trocas gasosas. Desse modo, temos a falta de ar e por muitas vezes a necessidade de uma intubação orotraqueal para que o paciente se mantenha em respiração mecânica. A escolha e análise do paciente quanto ao melhor tratamento ainda no hospital é realizada pelo fisioterapeuta respiratório. 

Quando o quadro estiver estabilizado, mas sem alta, o profissional deve iniciar exercícios respiratórios para testar as capacidades respiratórias do paciente. Assim como, avaliar possíveis sequelas deixadas após a doença. O uso de corticoides entre outros medicamentos pode ser indicado pelo médico.

Após a alta é feito um estudo do quadro do indivíduo, assim, o profissional pode criar uma sequência de exercícios repetitivos e frequentes que devem ser realizados. Em geral, a presença do fisioterapeuta é necessária, no entanto, o paciente pode fazer um treinamento prévio para conhecer mais sobre os exercícios e como devem ser realizados. Existem práticas que podem ajudar no tratamento como ioga e pilates, entretanto é preciso que o profissional responsável aprove a realização dos exercícios. 

Gostou? A Locmed Hospitalar é uma empresa especializada no ramo de venda e locação de equipamentos médico-hospitalares e da linha home care. Contamos com fisioterapeutas respiratórios qualificados para proporcionar o melhor aos clientes que tem dúvidas sobre o seu tratamento, estamos mais do que felizes em ajudar. 

Disponibilizamos em nossa plataforma online itens que podem contribuir com a saúde dos pacientes que buscam por tratamento de Covid-19.Priorizamos sua qualidade de vida, para conhecer mais continue acompanhando nosso blog!